Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Crônica Atleticana

Não vou fazer uma resenha do jogo de ontem, o qual prefiro equecer, mas expor um sentimento.
Fiz deste blog um instrumento para expressar minha paixão pelo futebol. E futebol para mim é o Atlético. Logo, por um raciocínio lógico, chega-se à conclusão que sou apaixonado pelo Atlético.
Após o jogo de ontem, tive um sentimento igual àquele que os atleticanos foram acometidos quando perdemos invicto o campeonato de 1977 para o São Paulo, em razão do que fiquei mais de 10 (dez) anos sem ir a estádio de futebol. O sentimento é de orfandade!!!! De amargura, mesmo!!! Posteriormente, tive outra decepção, não tão profunda quanto à primeira, quando assisti à derrota do Brasil para a Itália, em 1982. Um desastre para o futebol!!! Um time de craques de primeira grandeza peder. Bem, aí o pior foi para a copa do mundo.
Voltando ao Atlético, este precisa urgentemente de um psicólogo. O time não sabe ganhar. A liderança do campeonato, ainda que efêmera, lhe fez mal. Há bons jogadores no elenco, mas não têm espírito de vencedores. A minha previsão para o Atlético neste campeonato é o décimo lugar. Nada mais.
Daqui para frente, aviso aos meus amigos que estou descompromissado com a resenha após cada jogo. Farei, de dois em dois dias, um comentário sobre as minha grandes amizades, dentre elas quero destacar o Alvimar de Ávila, colega, amigo da primeira hora, de quem sinto saudades, pois estamos longe, ele na Raja e eu na Goiás. Sofredor. Coitado, como deverá estar hoje? Órfão, como eu, certamente.
Ser atleticano, para mim e Alvimar, não significa apenas beber cerveja após os jogos e dar sonoras gargalhadas, como vi ontem na periferia do Mineirão, o que me deixa decepcionado, para não usar outra linguagem. É mais, muito mais. É ter uma semana feliz após as vitórias, no trabalho e juntamente com a família. Após um jogo como o de ontem, tudo é sem cor. Não há alegria.
Até breve.

Um comentário:

Yuri disse...

Des. Manuel, o Galo precisa sim de psicólogo, mas isso não é suficiente. Na realidade, precisa mudar é o objetivo e as pretensões, especialmente nas categorias de base, o que envolve radical mudança de postura e conduta. Chega de formar apenas "bom" jogador, é preciso formar "jogador vencedor", daqueles que, se não vencem pelo talento, vencem pela competência, combatividade, objetividade, eficiência. Pouquíssimos têm a estrutura física da Cidade do Galo, mas pouco ou nada temos a mostrar sobre competência para vencer. Pô, vencer, vencer, vencer, esse é o nosso IDEAL, então, que se ponha em prática o hino, antes que seja tarde demais... a quantos 1977 ainda sobreviveremos? Um abraço, Yuri.