Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Recomeçar

Meados de outubro/2011, segunda-feira cinzenta, triste, como o sentimento de todo atleticano, e aí incluo   o do presidente, evidentemente. Desse último, a pior de todas as tristezas: o sentimento que poderia fazer algo melhor. Tenho certeza: ele quis fazer o melhor e não deu certo porque previsões e também projetos, no futebol, são aleatórios, pertencem ao imponderável, e este não permitiu o sucesso do nosso GALO. Nada mais.
Navegando pela internet, encontrei um provérbio indiano que me fora enviado por um amigo:

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio."

Neste momento, para o atleticano há algo melhor que o silêncio? E para os dirigentes há algo melhor que o silêncio cercado por muita reflexão?
Para os componentes da grande nação atleticana, há uma frase que é sempre cercada de pertinência em qualquer momento da vida: "Sempre é hora de recomeçar e não perder a esperança nunca".
Para os dirigentes, há um frase que também colhi na caixa de email, cuja aplicação é de extrema utilidade neste momento, a meu juízo, melhor que o silêncio também, cujo teor é o seguinte: "Lamentar o passado é correr atrás do vento". Aí acrescento eu: não desdenhe o insucesso, faça dele um aprendizado.
Há incoerência quando fiz referência à imponderabilidade e, ao mesmo tempo, o de fazer do insucesso uma escola? Não, não há. O saber estruturado sobre a experiência é mais sedimentado e enfraquece a imponderabilidade, retirando-lhe grande parte dos efeitos deletérios que possa causar.
Recomecemos. Tenhamos esperança.

Nenhum comentário: