Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Reflexão Atleticana

Após o jogo de domingo, 2/10/11, contra o Ceará, na "Arena do Jacaré", o "Galo" passou a ser objeto de minhas reflexões, já que almejar  melhor posição no atual campeonato parece-me  algo difícil em razão da sua performance ao longo do certame.
Fala-se que o Atlético é um dos grandes clubes do Brasil - uma grande torcida, um centro de treinamento de excelência e grande vendedor de pay-per-view . Tais circunstâncias seriam suficientes para qualificá-lo como grande clube? Evidentemente, não. Um grande clube não pode prescindir de um constante time competitivo e de títulos. Fora daí, não passa de uma agremiação respeitável, nada mais.
O Santa Cruz de Recife, na quarta divisão, é uma das maiores médias de público da temporada. E daí!! Com este requisito somente não pode ser classificado como grande clube. Pode ser  um fenômeno sociológico,  e como tal deve ser estudado, mas jamais um dos grandes do futebol brasileiro.
No Brasil, modelo de grande, a meu juízo,  é o São Paulo,  o Internacional e colocaria neste grupo o Grêmio - têm estádio próprio, centro de treinamentos de excelência, grandes torcidas, times com bom nível técnico e vencedores.  Há outros com grandes torcidas e ganhadores de títulos como o Flamengo e o Corinthians que precisam de uma melhor organização, mas que pela força das suas imensas torcidas têm as maiores cotas da televisão, formam boas equipes e conseguem  bons resultados nos campeonatos que disputam.
Como, atualmente, classificar o nosso Atlético no contexto do futebol brasileiro?
Pelo o que tem feito a  partir  do campeonato por pontos corridos -2003 -  é um clube mediano, do tamanho talvez do Coritiba, ou até pior. O máximo que conseguiu foi disputar sul-americana.
Por que não ser igual aos clubes de Porto Alegre?
Não é possível.
A resposta tem muito a ver com a posição geográfica privilegiada do Rio Grande do Sul em se tratando de futebol. Não sofrem a influência de outros estados como as equipes mineiras. O Atlético, por exemplo, tem grande torcida na grande Belo Horizonte e no seu entorno. Saindo desse espaço, há uma influência enorme dos clubes do Rio/São Paulo, o que enfraquece o nosso futebol sobremaneira. E, nesse aspecto, relevante é a incidência da imprensa mineira dentro do território do estado que é mínima, sem  divulgação  alguma do nosso futebol, dando espaço para que a de outros estados divulguem seus clubes. Tal realidade é facilmente constatável no "Alphaville Lagoa dos Ingleses",  Nova Lima, onde  não chegam os programas esportivos das emissoras  mineiras, como os da Alterosa e a rádio Itatiaia não é das melhores, exceto os da "Globo".
Quanto aos jornais da capital, há cidades que não os recebem. Lêem o "Globo" e a "Folha de São Paulo"
O ano de 2011 pode ser considerado uma exceção porque não tivemos estádios em B.Horizonte. Estupidamente, permitiram que se fizessem obras nos da capital para o mundial. Quem pagará o prejuízo? Mas, tal fato, não invalida a apreciação feita  supra.
O Presidente Kalil que administrará o Atlético por mais 3 (três) anos, deveria nomear uma comissão constituída por  quem entende de futebol, sem interesse de qualquer ordem, e este blogueiro ora lhe oferece para dela fazer parte, para repensar o futebol  atleticano, oferecendo sugestões  para a sua próxima gestão, sem ônus  para o clube.

Nenhum comentário: