Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

sábado, 22 de agosto de 2009

A inexperiêciado Jovem Capitão - Crônica enviada por Mauro Soares

Um capitão, ainda bastante jovem, tinha acabado de se formar na Escola de Oficiais da Marinha Portuguesa, situada em Sagres, a mesma onde se formou Cabral, e estava servindo num grande navio de guerra - a nau capitânia Peçanha. Seu nome: Capitão Saramago, de importante família portuguesa. Sua frota estava fazendo exercícios num arquipélago, em meio a milhares de ilhas. Eles já estavam chegando ao final do dia, o tempo estava péssimo, com névoa densa e visibilidade muito ruim. A fragata Peçanha transportava o almirante, que estava comandano os exercícios, e o oficial que estgava no posto de comando. Em certo momento, o vigia contou ao comandante - Capitão Saramago - que havia uma luz piscando do lado direito. O comandante perguntou se a luz era constante ou em movimento. Se fosse constante, estaria em rota de colisão com o navio. O vigia confirmou que a luz estava parada e num curso de colisão. O comandante Saramago mandaou uma mensagem diretamente para o suposto navio, informando que estava num ccurso de colisão e que seria necessário mudar o curso em 20° imediatamente. A seguinte mensagem voltou:

- É melhor vocês mudarem seu percurso imediatamente.

O capitão pensou que a tripulação do outro navio não sabia quem ele era e transmitiu outra mensagem:

- Eu sou um capitão, por favor mude seu percurso em 20°.

Voltou outra mensagem:

- Eu sou marinheiro de segunda classe, senhor, por favor mude seu percurso.

O comandante Saramago ficou enfurecido e enviou sua mensagem final:

-Somos a nau capitânia da frota. Não podemos manobrar tão rapidamente. Mude seu percurso imediatamente em 20°. Isso é uma ordem.

Foi esta a mensagem que voltou:

-Senhor, somos um farol.

Só quando entendeu o que estava acontecendo é que o comandante mudou de curso.

Esse comandante tem um parente no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por sinal um dos mais experientes Desembargadores da casa, que vem honrando a toga com a sua inteligência, seriedade e ilibado saber jurídico.

Comentários do blogueiro - Do jovem capitão certamente não sou descendente. A minha família é originária do arquípélago dos Açores. Todos dedicados ao trabalho do campo. Muitos foram para os Estados Unidos, mais precisamente para a Califórnia, outros vieram para o Brasil, dentre eles o meu pai. Não me consta que tenha algum ascendente, por mais distante que seja, dedicado à navegação marítima. O prezadíssimo Mauro, além da aparência de comandante, demonstrou ter conhecimentos básicos de navegação. E não é que as irmãs Neide e Nair tinham razão?!? Ficam os meus agradecimentos pelos elogios ao magistrado, muito mais produto da nossa amizade que outra coisa. Releva ressaltar que há "Saramago" em várias regiões brasileiras, não sei se a origem é a mesma. Do escritor sei que não sou parente.

Um comentário:

Bala disse...

Manuel, parabéns pelo blog. Genial...
inovador...mostra realmente sua paixão pelo galo e sua contribuição
para aproximação dos atleticanos e uma melhor performance do glorioso ateltico. Siga em frente...
Marcia Milanez