Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Conversa Atleticana

Compulsando o "Estado de Minas" de hoje, quarta-feira, 23/09/09, li a coluna do Jaeci Carvalho, em que, mutatis mutandis, disse a mesmíssima coisa que consta na resenha do jogo deste blogueiro, redigida imediatamente após o jogo.
Eis a dicção do articulista:
".....Celso Roth trocou seis por meia dúzia. Aliás, nem isso fez, pois sacou Diego Tardelli, o melhor jogador do time, não naquela partida, mas que pode decidir o jogo até o último segundo. É mediocridade ou não? É pensar pequeno ou não? Garanto que, se tivesse jogado para frente, com mais jogadores ofensivos, e perdesse, o torcedor atleticano não estaria tão revoltado. Ele sabe reconhecer quando o time joga bem, para a frente, em busca do gol, mesmo perdendo. Isso acontece também. Reconheço que ser ofensivonão significa entrar com cinco atacantes, mas contra o Náutico, com oito reservas, tem de atropelar, a não ser que o técnico atleticano se contente com o quinto, sexto, sétimo lugar. Quem não tem ambição não chega a nenhum lugar."
Cabe aqui ressaltar que Celso Roth está muito acima da média dos técnicos que atuam no futebol brasileiro. É necessário para que seu trabalho atinja a excelência que perca um pouco a característica defensiva. O mesmo jornal noticia que o Professor Roth está radiante com a possibilidade da escalação de Benitez, Coelho e Ricardinho, coincidentemente, dois defensores e um meio de campo. Isto é sintomático. Quem sairá? Carlos Alberto, embora venha atuando bem na lateral direita;Werley e Evandro. Não vejo como ser diferente.
Num jogo como o do Náutico, se eu fosse o técnico e tivesse todo o elenco à disposição, evidentemente, jogaria com Carini, Coelho, Jorge Luiz, Benitez e Feltri, M. Araújo, Correa, Ricardinho, Éder Luis, Tardelli e Renteria. Não abriria mão de dois volantes que sabem jogar e dois bons jogadores atuando pelas alas, isto contra qualquer time, e de três atacantes. No caso de adversários mais fortes, substituiria Éder Luiz por Renan Oliveira, pois este volta mais para marcar e o time não perderia em qualidade.
Mas cada técnico tem as suas opções. Vamos respeitar a opção alheia. Afinal de contas, a responsabilidade é de quem escala o time.
Com a entrada de Ricardinho e de Coelho, com a recuperação técnica de Éder Luís e Renan Oliveira e Carini no gol, o Atlético tem um time para chegar entre os quatro primeiros. É preciso perder o complexo de vira-latas, como diria Nelson Rodrigues se vivo fosse, pois todo joguinho para a comissão técnica atleticana é perigosíssimo, terrível, poderemos ser massacrados!!! O nosso time, com a formação acima, é um dos melhores do campeonato. Está apto para vencer, e muito bem, o Santos. Não menosprezem a nossa equipe. É preciso que um expert se ocupe de tal assunto, ou seja, um psicólogo, e dos bons. Que venha o Santos.

Nenhum comentário: