Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Santo André x Atlético - Resenha

Santo André x Atlético, 6/09/09, domingo, l8,30 horas, estádio Bruno José Daniel, Santo André/SP., Atlético 2x1, gols de Wanderley, Éder Luiz e Diego Tardelli aos 30, 43 e 46 minutos, respectivamente, do segundo tempo.
Assisti ao jogo, ao vivo e a cores.
Jogo muito igual, com ambas as equipes apresentando falhas. No final, muitas emoções, como não poderia deixar de ser. Estamos, evidentemente, falando de Atlético.
A expulsão do zagueiro Cezinha, no final da segunda etapa, foi fundamental para a reação atleticana.
Uma vez mais, vencemos no final do jogo, quando tudo parecia que perderíamos mais uma.
Não gostei da formação do Atlético com 3 (três) zagueiros. Acho que o Éder Luiz tem lugar no time, como também Tardelli e Renteria. E aí cabe ao técnico, e somente a ele, dar um jeito, escalando os três. Na falta de talentos no campeonato, é um absurdo deixar de fora um jogador que, embora não sendo um craque, faz a diferença. Poderia referido jogador representar o papel do tão famoso "caminsa 10", alternando na função com os outros dois. Segundo os entendidos do futebol o tal "camisa 10" é uma utopia. Discordo, com todo respeito das opiniões em contrário. Não é utopia, ele existe, mas está difícil, custa caro e faz muita falta. O remédio, então, é inventar. Eis, pois, a sugestão! Inventem.
Tenho observado o Renteria e ele não é um jogador dotado de agressividade, ou seja, não é um definidor. É um excelente jogador, faz jogadas geniais, mas finaliza com dificuldade. Aliás, este não é defeito dele e, sim, uma característica do futebol colombiano. Assim, de início, em não entrando o Éder Luiz, será produtiva a presença do Renteria com um jogador definidor, que seja referência dentro da área, o Pedro Oldoni, por exemplo.
De uma forma ou de outra, a meu juízo, a melhor formação é com 2 (dois) zagueiros.
Quanto ao mais, está comprovado que Márcio Araújo e Jonilson fazem falta. Correa tem agradado. Deverá permanecer no time. A dupla de zagueiros de área deverá ser constituída por Jorge Luiz e Werley e, nas laterais, o Coelho deverá ocupar a direita e Feltri ser mantido na esquerda. No gol, o jovem Bruno vem agradando, embora tenha falhado no gol do Santo André, no que teve como coadjuvante eficiente o Alex Bruno. Todavia, o uruguaio, quando tiver condições de jogo, deverá ser o goleiro escalado.
Quanto ao Renan Oliveira, é um jogador de muita qualidade, que deve ter uma atenção especial por parte da comissão técnica. Poderá vir a ser de extrema utilidade para a equipe, como já vem sendo.
De tudo o que foi dito, necessariamente, há de se concluir que o mais provável é que deverão sair do time Renan e Alex Bruno. O técnico, certamente, fará o melhor.
Aguardemos o C.A.Paranaense.

Um comentário:

xxxwww disse...

Caro e Bravo amigo,

Você está se tornando um comentarista extremamente técnico. Vou propor a ESPN que na ausência do PVC te convoquem para as analises táticas e técnicas do Brasileirão.
Brincadeiras a parte, obrigado pela companhia. Saiba que foi um prazer imenso independente do resultado do jogo. Acho que brinquei de novo.
Abração
Luiz Cesar