Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

domingo, 4 de outubro de 2009

Resenha - AtléticoxBarueri

Atlético x Barueri, 4/10/2009, sábado, "Mineirão", 18,30 hrs., Atlético 2 x1. Taderlli, aos 15 minutos do primeiro tempo, Correa e Fernandinho, respectivamente, aos 36 e 44 minutos do tempo final.
Atlético 3° lugar no Campeonato Brasileiro.
O Atlético foi melhor, mereceu vencer, mas encontrou alguma dificuldade, uma vez que o adversário congestionou o meio de campo, jogando com três defensores, um atacante entre os beques do Atlético e o restante no meio de campo, no primeiro tempo, com penetrações esporádicas pela nossa área, o que trazia algum perigo para o gol de Carini.
O Atlético foi para o jogo com o clássico 4x4x2, com os alas, Carlos Alberto e Feltri fazendo as incursões pelo campo adversário, o primeiro perdendo duas oportunidades claras de gol, na primeira etapa, chutando sem direção, próximo à pequena área, quando entre ele e o gol só havia o goleiro.
Carini foi bem. É o titular. Providencialmente, aos 26 minutos da primeira etapa, defendeu um pênalti, que fez em Basílio. Caso fosse convertida a penalidade, o jogo poderia ser mais difícil para o Atlético.
Aranha será o reserva imediato.
A dupla de zagueiros, Jorge Luiz e Werley, foi razoavelmente, o segundo falhou no gol do Barueri, absurdamente, o que não deve acontecer em outros jogos. Poderá ser fatal.
Correa foi o ponto máximo da partida, indiscutivelmente o melbhor em campo, coroando a sua atuação com um belíssimo gol. Queimei a língua mais uma vez, quando o P. Kalil trouxe o jogador, este blogueiro, se não disse, teve vontade de dizer: mais um enjeitado pelo futebol de São Paulo que veio enganar em Belo Horizonte! Que nada, ele é o cara, tem jogado um futebol primoroso - marcando, driblando e lançando com precisão. Jonílson tem feito aquilo que ele sabe, e muito bem, guarnecendo a entrada da área, colaborando com Jorge Luiz e Werley, dando o primeiro combate. Márcio Araújo ainda não está cem por cento, como estava quando se contundiu, tem potencial para muita melhora. Evandro tem jogado bem. Troca passes a curta distância, faz boas incursões pela área adversária. Parece-me que o técnico vai alternar, colocando Ricardinho na segunda etapa. Este último tem melhor passe, a média e longa distâncias, mais experiência, mas lhe falta a juventude do outro.
Os alas têm feito o que o talento deles permite. Com superioridade técnica para Feltri e força para Carlos Alberto. Coelho ainda não está descartado.
Na frente, a dupla, Éder Luis e Tardelli, está definida, é a titular. Rentería, que entrou no lugar de Éder Luís, aos 15 m inutos da primeira etapa, é o reserva imediato. O colombiano não me agrada: é um jogador de frente que faz poucos gols. Ontem, perdeu duas oportunidades de marcar. É desperdício que um time que pretende a liderança do campeonato não deve cometer. Já disse e repito: não definir bem é a característica do futebol colombiano. Este enganou o Pelé em 1994, que vaticinou: os colombianos serão os campeões mundiais. Nada disso, foram eliminados na primeira fase.
No segundo tempo, o time paulista quase não fez penetrações pela ára atleticana, como também o Atlético, desenrolando o jogo no meio de campo. O Barueri teve bom volume de jogo, chegando a perder oportunidade de gol.
O Atlético nada deve aos demais times que estão liderando o nacional, com exceção do Internacional que, no papel, é um time superior. Frise-se, no papel, porque, no campo, nada tem feito de superior.
Temos que manter o mesmo ritmo para chegarmos e chegaremos, certamente nas primeiras clocações e, quem sabe, no primeiro lugar. Há possibilidades, e muitas.
Releva ressaltar que o Botafogo é pior que o Barueri, Santo André e o A. Paranaense. Ganhamos de todos. Temos condições de ganhar dele também. Não tenhamos complexo de vira-lata.
Não poderia deixar de mencionar a entrada criminosa de Xandão em Éder Luís. A punição em cartão amarelo foi o nada em relação à gravidade da falta e as suas consequências. Merecia o vermelho, que acabou por acontecer em outra jogada, e uma significativa punição.
Que venha o Botafogo!

Um comentário:

Luiz Ricardo disse...

Prezado Dr. Saramago, parabéns pelo blog, sou leitor assíduo.

Em relação ao jogo, achei o Márcio Araújo muito "apagado", não sei se é em razão da contusão ou opção tática do Celso, haja vista que o Márcio Araújo cobre as subidas, constantes, do Feltri.

Para mim, a dupla de zaga é fraca. Prefiro o Welton e o Benítez, mesmo sem ter visto o segundo jogar.

O Éder Luiz faz muita falta, ficou provado no jogo contra o Barueri. Estou com o Senhor na crítica em relação ao Rentería.

Vamos ter dificuldades contra o Botafogo!

Aguardo a próxima resenha.

Um abraço!