Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Resenha - Atlético x Flamengo

Atlético x Flamengo, 8/11/2009, domingo, 16,00, "Mineirão, 3 x 1 Flamengo - Petkovic aos 9 e Maldonado aos 39 minutos da primeira etapa; Ricardinho aos 5 e Adriano aos 36 da segunda. Ganhou o melhor, indubitavelmente.
O Atlético não teve atitude de vencedor, a começar pela escalação. Há que se respeitar o trabalho do técnico. Este deve conhecer o elenco que tem e percebeu que não dava para jogar com o Flamengo com um volante de contenção, eram necessários dois. Realmente, parar Adriano, José Roberto, Pet, Maldonado, L. Moura, etc. é necessária uma boa defesa. O técnico entendeu que a sua não era sufuciente para tal. Era preciso sacrificar um jogador de criação - Márcio Araújo e ou Serginho - por um de contenção - Renan.
O jogador atleticano não tem tido atitude de vencedor. Ontem, o Bruno conduziu o ritmo do jogo. Caiu quando entendia necessário parar o jogo. Jogador nenhum de camisa preta e branca chegou e lhe disse: "na próxima, você cairá COM RAZÃO". Este seria o comportamento de qualquer jogador argentino, ou mais especificamente o que fez no "Mineirão" o Veron do Estudiantes. O que faria o Éder Aleixo, o Kleber do Barro Preto, o Diego Souza do Palmeiras, o Fred do Fluminense, etc. Não se pode permitir no "Mineirão", com quase 70.000 pessoas, o Álvaro colocar o dedo no nariz do árbitro e cobrar cartão amarelo para o Serginho, por ter praticado sucessivas faltas. Esperar tal comportamento do Éder Luís, Feltri, Jonílson e outros é, realmente, querer demais, "data venia".
Após o jogo, disseram-me que os torcedores do Atlético foram para o estádio com espírito de perdedor. Não é verdade. Eu não fui ao estádio esperando perder, mas consciente do que poderia acontecer e que o meu time era inferior tecnicamente do que o adversário.
Não se pode, todavia, deixar de reconhecer que o mineiro não é um povo dos melhores para decidir. No que respeita ao Atlético, o "Mineirão" nada mais é do que um túmulo. Amargaram-se ali derrotas e derrotas. E ponha derrota nisso!! O time de camisa azul também tem sofrido derrotas significativas na Pampulha.
Voltando ao jogo, o gol de Pet, aos 9 minutos do primeiro tempo, ditou a marcha da partida. A meu juízo, o Feltri falhou. Gols iguais àquele vem sendo feitos pelo Pet e a defesa deveria se preparar para tal. Entretanto, se tivéssemos mais qualidade técnica, poderíamos superar o baque e partir para uma vitória.
Com o segundo gol de Maldonado, em que houve falha geral da defesa, restou definida a partida, ainda mais com a oportunidade perdida por Correa, no final da primeira etapa.
O terceiro gol do Flamengo, acho que houve falha de Carini. Saiu mal do gol.
As substituições, todas na segunda etapa, - Renan por Serginho, Correa por Evandro e Éder Luis por Reintería - não surtiram o efeito desejado.
Ricardinho deve jogar mais próximo dos atacantes. Tem boa visão de gol e muita habilidade. Dentro da área, é sempre perigo para a defesa adversária. Ontem, deixou o seu.
Estou com aqueles que acham que o técnico tem que ter um time para iniciar o jogo, seja qual for o adversário. O Atlético, na altura que se encontra o campeonato, ainda não tem um time definido, ou melhor, tem, mas o técnico não o escala, é o seguinte: é o time que entrou jogando ontem, com Márcio Araújo no lugar de Renan. No decorrer da partida, as substituições serão determinadas pela necessidade do jogo.
Observei o preciosismo do jogo do Pet no Flamengo e afirmo que, no Atlético, seu futebol não apareceu, embora tenha feito o mesmo aqui que está fazendo no time carioca. No Flamengo, ele tem quem aproveite a maestria do seu passe. Aqui, não teve.
Neste final de resenha de um jogo em que meu time saiu derrotado, não posso deixar de elogiar o presidente, Alexandre Kalil. Vem fazendo o possível e impossível para que o Atlético chegue a um lugar de destaque neste campeonato. A torcida deve entender que não é fácil tirar um time da sargeta como estava o nosso, até o ano passado, e colocá-lo entre os melhores este ano. No futebol, fez o que o técnico sugeriu. Quanto à sua parte, dispensou o desnecessário e vem administrando o clube com maestria, pagando rigorosamente em dia aos jogadores e demais funcionários.
Até breve.
RECOMENDO QUE SE ACESSE AO BLOG DO ZANGA, O QUE MAIS CONHECE A INTIMIDADE DO ATLÉTICO.

Um comentário:

xxxwww disse...

Não consegui ler tudo(muito grande hehehe). mas contra os fatos não ha discussao. Então concordo
Vale a fé!!!!