Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Resenha - Goiás x Atlético

Goiás x Atlético, 16,00 hrs., 1° de novembro de 2009, domingo, "Serra Dourada", Atlético 3x2 - Ricardinho aos 13, Éder Luís aos 20, Júlio César aos 41 e Leandro Euzébio aos 44 do 1° tempo, D. Tardelli, de pênalti, aos 23 do segundo.
Atlético foi melhor na partida, poderia ter definido o jogo na primeira etapa. Ao final, vitória apertada mas significativa, acendeu luzes de esperança à torcida atleticana. Ótimo!
O segundo gol do Goiás, a meu juízo, foi resultado de falha do goleiro atleticano. Os craques também falham. Nada se há de fazer. Só que a falha de goleiro é, quase sempre, fatal.
Estamos chegando ao final do campeonato e o Atlético (aqui vai um chavão usadíssimo entre os boleiros) está num lugar de onde nunca deveria ter saído - diputando o título - pela extraordinária torcida que faz a sua grandiosidade.
Espero que os ventos da sorte soprem para o nosso lado - derrota do São Paulo para o Grêmio, hoje a noite, e que nós consigamos vencer o Flamengo domingo, o que certamente ocorrerá. Tenho fé.
Saindo um pouco do objeto desta resenha, embora com algumas severas críticas, estou satifeito comigo mesmo por ter tido a iniciativa de criar este blog. O importante da vida é estar satisfeito consigo mesmo. O resto é o resto.
A mais severa crítica está alicerçada no fato de que a minha mulher não lê as resenhas e crônicas que ocupam este espaço. Não posso obrigá-la a ler o que ela não quer. A opção é dela. Tal fato, em nada, abalou a nossa relação, de mais de 40 (quarenta) anos. Paciência, tudo está a significar, diga-se de passagem, para a minha mulher: sou um grande amante e um escritor medíocre. Mas há quem goste do que tenho produzido neste blog.
Fico satisfeito também quando vejo ressuscitada a expressão espírito de vira-lata, a qual fiz referência em resenha anterior, do extraordinário Nelson Rodrigues, que tinha uma coluna semanal na revista Manchete, isto há mais de 50 (cinquenta) anos, e fazia parte de um excelente programa esportivo na antiga TV-RIO, juntamente com José Maria Scassa, João Saldanha, Armando Nogueira e o José Maria Mendes comandava os debates. Tempos de muito talento, na imprensa, evidentemente. No futebol, o talento é o mesmo - o jogador brasileiro continua genial, como sempre foi.
Fico também satisfeito comigo mesmo, desculpem a modéstia, com a radical lealdade para com os meus amigos. Que ótimo!!! Em muitas oportunidades, fico relegado a segundo plano por não constituir perigo algum àqueles que me cercam. Não me importo. O comportamento sempre foi uniforme: esteja o amigo onde estiver, por cima ou por baixo. Nunca fui amigo de cargos; sempre e sempre das pessoas. Sou assim e não mudarei. Acredito ainda nas amizades. Que bom!
Ganharemos do Flamengo.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Desembargador Saramago. Meu nome é Rafael Guimarães Carneiro, meu e-mail é rafaelgcarneiro@hotmail.com, sou advogado e como o sr. tenho uma "doença" saudável chamada Clube Atlético Mineiro. Escrevi dois pequenos textos sobre o nosso galo e queria compartilhar com um apaixonado como eu. Um abraço e parabéns pelo blog.

Branco e Preto


100 anos de paixão em 30!
Vi Kafunga e Zé do Monte jogarem,
Sem ter visto.
O galo é exceção ao tempo.
100 anos de paixão em 30,
Em 50, em 10.
Nossa alma é centenária,
Mas nossa paixão é infantil.
Você parou o tempo,
Coloriu as telas de preto e branco.
Seu manto representa o sonho de muitos,
Nele o preto e branco são realmente iguais, andam lado a lado.
Não importa quem vista a sua camisa,
O que importa é a sua camisa.
Seu nome sugere o despertar,
E quando o galo canta em seu terreiro,
A massa é o seu canto,
Em milhares de vozes,
Que despertam uma nova paixão,
Paixão nova de 100 anos!
Quando eu nasci me descreveram como branco,
Nunca fui branco,
Sou e sempre fui branco e preto!



Camisa que é bandeira,
Tecido feito da minha pele,
Símbolo de orgulho e dor,
Dor, que insiste em listrar corações,
Corações que já não são pretos, nem brancos,
Corações alvinegros.
Pergunte a um atleticano se ele já se apaixonou,
E ele responderá:
Todos os dias!
Redefinimos a palavra paixão,
O que sentimos é a verdadeira emoção.
Em um grito de galo,
A mistura de amor e dor,
De tristeza e alegria,
De angústia e da felicidade de ser atleticano,
Do preto e do branco,
Que, inseparáveis, se abraçam em uma camisa,
Camisa que é bandeira,
Que representa uma nação,
Devotos de uma religião,
Chamada Clube Atlético Mineiro.

Manuel Saramago disse...

Caríssimo Rafael estamos irmanados pelo amor a uma entidade que ultrapassa, e muito, a um simples time de futebol. O Atlético vem sendo a musa de todas as nossas inspirações. Quando vence e quando perde, sempre um grande amor.Nada deixa de ser preto e branco em nossas vidas. Que venha o Flamengo!!!