Quem sou eu

Minha foto
NOME: Manuel Bravo Saramago NASCIMENTO: 19/10/1944, Tombos - MG FORMAÇÃO: Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes - Rio de Janeiro/MG - 1971. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG - 2003.

domingo, 2 de outubro de 2011

Atlético x Ceará

Estive na "Arena do Jacaré", hoje a tarde, e assisti a um espetáculo de futebol do qual, a meu juízo, o Atlético saiu rebaixado para a segunda divisão.
Um segundo tempo em que o adversário, desfalcado de titulares, com 9 (nove) jogadores e o Galo não teve competência para ganhar o jogo, infelizmdente. Não temos força para manter um resultado que nos é favorável ou reverter uma situação desfavorável. O campeonato está por terminar e não conseguimos tal proeza.
Assistindo ao jogo de hoje e aos anteriores, se fosse Presidente do Clube, afastaria o Magno Alves, colocaria treinando com os afastados do grupo, se não fosse possível repassá-lo a outro clube. Em jogo anterior, se desentendeu, seriamente, com Felipe Soutto, no transcurso da partida. Hoje, isolou a bola, parecia uma jogada de pelada em que o participante estava a fim de avacalhar e, logo após, bateu um pênalti de forma irresponsável, proporcionando a defesa de Fernando Henrique. Chega. Não precisa mais!! É desrespeitar o Atlético.
O time do "Galo" merece o rebaixamento. De todos os jogos que assisti, pior que o Atlético é somente o Avaí, nem o América consegue ser pior.
O Jônatas Obina é jogador para disputar a 3ª divisão, não pode fazer parte do elenco atleticano, desmerece a marca "Atlético". Os goleiros são jogadores de 2ª divisão, como também o Serginho e o Richarlyson, este em razão do que vem jogando. Os laterais são quebra-galhos, não podem ser considerados como solução para as alas; os volantes Pierre e Felipe Soutto não vêm comprometendo, mas estão longe de uma grande jogada que possa definir uma partida; no meio-campo, o melhor, indubitavelmente, é Daniel Carvalho, este sabe jogar, e muito, não tem com quem, à altura, estabelecer uma estratégia de jogo e definir uma partida; Bernard muito esforçado, jovem ainda, vem dando conta da sua parte nas jogadas pelas extremas, principalmente pela esquerda, poderá melhorar, e o pior, o ponto fraco da equipe, é o ataque - o André, Guilherme e Magno Alves não jogam.
Quanto ao André, há cerca de 1 (um) ano andando pela Europa, não se sabe quantos jogos fez e quantos gols marcou. Jogou bem quando ainda no Santos, o que não é vantagem alguma. Todo jogador de frente com uma retaguarda constituída por ninguém menos do que Neymar, Danilo e Ganso, aí é fácil jogar. Vejam o Borges, nada fazia no Grêmio e, no Santos, é o artilheiro do campeonato. O que falar de Guilherme? É difícil. Estava na Rússia, há mais de dois anos, passou por duas equipes e não foi titular em nenhuma delas, teria marcado somente 16 (dezesseis) gols, segundo noticiado na imprensa mineira. Magno Alves, ex-jogador em atividade, sem cumplicidade com o Atlético, não merece fazer parte do grupo atleticano. Importa observar que os gols do Atlético são resultantes de jogadas de bola parada. Os bons lançamentos de Daniel Carvalho param na incompetência dos centroavantes - Guilherme, André e M.Alves.
Sintetizando: O Atlético não tem time para se manter na primeira divisão.
Em qualquer circunstância, incondicionalmente, estarei com o Kalil. Este é o momento que mais precisa de apoio dos atleticanos. A situação é, deveras, aflitiva.
Se fosse dirigente atleticano, já projetava um futebol de segunda divisão para o ano próximo. Aproveitar o máximo os denominados "pratas da casa". Já ir tratando das rescisões daqueles que certamente não disputarão a segundona - Réver, Daniel Carvalho e, talvez, o Richarlyson, não vale nada, mas tem pose.
Esta crônica não é blá blá de torcedor apaixonado. É algo lúcido, elaborado com base na experiência, segundo o que se tem visto no campo de jogo. O futebol tem lógica: num campeonato de pontos corridos ganha, em 99% (noventa e nove por cento) dos casos, o melhor time. Caso assim não fosse, o América, Vila Nova, a Tombense seriam campeões brasileiros ou o Espanhol seria campeão espanhol. E não é assim.
Voltando ao desastre de hoje, verifica-se que a bola, no segundo tempo, não entrou porque faltou competência para colocá-la para dentro, nada mais. J.Obina e André não jogaram nada.
O Cuca não foi feliz nas substituições. Num jogo decisivo, não se pode jogar com jogadores que estão chegando ao clube. O lateral direito participou da partida em P.Alegre. Mas hoje entraria com Serginho na lateral direita e, no intervalo, tiraria o M.Alves, como fez, e colocaria o R.Ribeiro, adiantando o Daniel Carvalho porque, com o seu talento, poderia marcar.
Espero que tenham esperança.

Um comentário:

Missurunga disse...

Falou tudo Saramago. Qualquer time que não tenha no mínimo 18 jogadores em condições de correr 90 minutos, não tem condições de permanecer na primeira divisão.
Quanto ao Alexandre, serei franco com voce, acho que não tem condições de ser o presidente do Atlético que sonhamos. Não tenho compromisso com ninguém e nem conheço nenhum outro candidato. abraços.